Gestores Modernos + Técnicas Administrativas Modernas = SUCESSO
10 MANDAMENTOS DO ADMINISTRADOR MODERNO
Para se tornar um administrador de sucesso é necessário que se assuma um perfil honesto, otimista, participativo, motivador e sensível a diversidade de problemas que ocorrem em uma empresa.Essa diversidade de problemas é que faz com que ele crie diferentes meios para assim solucionar essas situações, mas nunca esquecendo-se de agir conforme a ética. Agindo dessa forma o administrador conseguirá administrar com ética, sem conflitos de consciência. E o administrador moderno precisa reunir uma série de qualidades e habilidades para exercer seu papel de forma correta. Ele precisa se destacar e mostrar a que veio, com capacidade de liderança e tomada de decisão.
1º – Velocidade: A única resposta eficaz para as condições do mercado em constante mudança é desenvolver a capacidade de se mover com extrema rapidez. "É preferível estar meio certo e ter agilidade do que estar totalmente certo e atrasado'".
2º – Gente Excelente:Em tempos de globalização, tudo muda em um ritmo frenético. "O que valia ontem não vale hoje". Para enfrentar essa situação, é preciso ter funcionários com capacidade de surpreender, de se atualizar, ser criativo, ousado, ágil, e por aí afora.
3º – Abertura:Fornecer informações sempre, transmitir senso de justiça. O Administrador toma decisões justas, não protege um ou outro. Todas as suas decisões e atitudes são transparentes.
4º – Cooperação:O administrador tem que ter habilidade para fazer com que as pessoas acreditem que o interesse delas e o dele é o mesmo. Transmitir segurança, confiança, ser justo, transparente e claro.
5º – Disciplina:Fazer com que as pessoas sob seu comando gostem de executar o que ele quer. Consegue que subordinados queiram ajudá-lo e se sintam realizados com isso, sem reclamar. "Não é fácil mas é possível".
6º – Boa Comunicação:Passar informações sempre (feedback). Informações podem trazer constantes criatividades e implementações instantâneas, possibilitando que sua empresa chegue aos objetivos esperados.
7º – Relevância de Informação:Fornecer informações e decisões aos funcionários de forma que eles aceitem, não comandados pelo medo, mas sim por acreditar.
8º – Foco no Cliente:O administrador tem que atender o cliente diretamente e observar suas necessidades de forma que você possa traçar o seu perfil, assim você saberá o que é mais aceito por eles e aonde você poderá investir com segurança. Para que isso ocorra, a agilidade e flexibilidade são indispensáveis.
9º – Compartilhar Conhecimentos:O administrador que souber aproveitar o talento coletivo de seus funcionários afastará a concorrência. Use todo o seu pessoal, todas as habilidades, todo o tempo.
10º – Liderança pelo Exemplo:Faça com que todos te observem como exemplo de participação, de apetite pelo risco, do desejo insaciável de ação na sua empresa, não seja superior, haja como se você fosse mais um funcionário.
O administrador do novo milênio é o profissional de hoje que pensa e utiliza as ideias do futuro.Ele busca a motivação ao encontrar um ambiente favorável com autonomia e espaço para a iniciativa, de maneira que possa estar sempre acreditando no que faz. Não é necessário mudar, ou ser uma pessoa diferente e sim, transformar-se numa pessoa melhor.
12 DICAS que vão fazer sua EMPRESA ter mais SUCESSO no mercado
No Brasil e manter uma empresa sólida depende da capacidade de se estruturar uma gestão eficaz e que esteja preparada para reagir às transformações econômicas e sociais, garantindo, assim, sua perenidade. "Empresas que não se preocupam com a melhoria da gestão de seus negócios estão sujeitas a perderem mercado para a concorrência e até encerrar o negócio. Com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) site: http://www.fnq.org.br/ abaixo 12 dicas para aprimorar a gestão das sua empresa para torna-la mais competitivas:
1. Conheça e ouça os clientes- Agrupe os tipos de clientes com características similares, identifique e analise suas necessidades, a fim de oferecer os serviços ou produtos adequados a esses grupos. Considerando suas diferenças, divulgue produtos e serviços no canal mais adequado para atingir os clientes. Promova avaliações periódicas do nível de satisfação e crie um meio de comunicação para ouvir as reclamações e sugestões, a fim de identificar oportunidades de melhoria.
2. Preocupe-se com o meio ambiente e seja socialmente responsável - Fique ciente dos danos que as atividades e instalações da empresa causam ao meio ambiente – faça o consumo controlado de água, energia elétrica e papel, e descarte corretamente sobras de produção, lixo, lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressora e embalagens. Promova ações e projeto sociais, conscientizando e envolvendo os colaboradores com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável. Doações que auxiliam temporariamente a comunidade são atividades isoladas que não atingem esse objetivo.
3. Tenha a melhoria contínua como meta– Promova a melhoria por meio da inovação dos produtos, serviços, processos e métodos de gestão, a partir das contribuições de colaboradores e de informações obtidas externamente (com outras empresas, concorrentes, universidades, centros de pesquisa, associações, rede de relacionamentos, etc). Essa atitude contribui para o aumento da competitividade da empresa.
4. Estabeleça sua missão, visão e valores– Toda empresa deve estabelecer e disseminar sua missão, visão e valores aos colaboradores, para que todos persigam os mesmos ideais e saibam o que os dirigentes esperam da organização no futuro.
5. Tenha um planejamento estratégico– Estabeleça estratégias para alcançar os objetivos da empresa, levando em conta informações relativas a clientes, mercados, fornecedores, colaboradores, sua capacidade de prestar serviços, produzir e vender. Isso permite posicionar a organização de forma competitiva e garantir a sua continuidade. Em seguida, elabore planos de ação, definindo responsáveis, prazos e recursos necessários para a execução de atividades que visam atingir as principais metas e estratégias.
6. Faça a gestão das pessoas- Defina claramente as funções e responsabilidades dos colaboradores, pontuando a participação de cada um e promovendo a sinergia do trabalho em equipe. Disponibilize ações de capacitação com base em um plano de treinamento, a fim de desenvolver as habilidades e conhecimentos para exercer as atividades diárias. Na hora de contratar, selecione colaboradores que estejam aptos a atender as necessidades atuais e futuras da organização.
7. Promova a qualidade de vida- Adote ações que garantam o bem-estar e a satisfação dos colaboradores, promovendo um ambiente mais participativo e agradável que proporcione motivação para a realização do trabalho. Exemplo: promova benefícios adicionais aos exigidos por lei, confraternizações, áreas de lazer, programas participativos, etc.
8. Controle o desempenho– A empresa deve estabelecer indicadores e metas que permitam controlar as principais atividades e analisar o desempenho do negócio. Reuniões regulares com os dirigentes da organização são fundamentais para mensurar os resultados obtidos e tomar medidas corretivas, quando necessário. Esses indicadores e metas precisam contemplar aspectos relacionados a finanças, produção, vendas, fornecedores, clientes, colaboradores e questões ambientais.
9. Faça o controle financeiro– Utilize o fluxo de caixa e um plano orçamentário para, no mínimo, um ano. Assim, é possível assegurar a disponibilidade de recursos para a compra de materiais e serviços, o pagamento de funcionários e despesas, além do investimento em equipamentos para comercialização, prestação de serviços, produção e entrega.
10. Organize as informações– As informações necessárias para a execução das atividades da empresa, análise e condução dos negócios devem estar definidas e organizadas por um sistema padronizado, que disponibilize ferramentas e tecnologias mais eficazes para atender as necessidades dos colaboradores. A empresa deve ainda compartilhar as informações a fim de permitir a execução adequada das funções. Quando registradas e documentadas, essas informações possibilitam a continuidade das atividades em caso de substituição de profissionais.
11. Faça benchmarking– Obtenha regularmente informações comparativas de outras empresas do mesmo segmento, com o objetivo de adotar novas práticas e métodos de melhoria dos serviços, produtos e processos. Isso também permite identificar diferenciais favoráveis ou desfavoráveis a serem tratados.
12. Execução de atividades– As principais atividades da empresa devem ser executadas de acordo com padrões definidos, a partir de requisitos legais e de informações sobre as necessidades do cliente, bem como da descrição de processos.
10 MANDAMENTOS DO ADMINISTRADOR MODERNO
Para se tornar um administrador de sucesso é necessário que se assuma um perfil honesto, otimista, participativo, motivador e sensível a diversidade de problemas que ocorrem em uma empresa.Essa diversidade de problemas é que faz com que ele crie diferentes meios para assim solucionar essas situações, mas nunca esquecendo-se de agir conforme a ética. Agindo dessa forma o administrador conseguirá administrar com ética, sem conflitos de consciência. E o administrador moderno precisa reunir uma série de qualidades e habilidades para exercer seu papel de forma correta. Ele precisa se destacar e mostrar a que veio, com capacidade de liderança e tomada de decisão.
1º – Velocidade: A única resposta eficaz para as condições do mercado em constante mudança é desenvolver a capacidade de se mover com extrema rapidez. "É preferível estar meio certo e ter agilidade do que estar totalmente certo e atrasado'".
2º – Gente Excelente:Em tempos de globalização, tudo muda em um ritmo frenético. "O que valia ontem não vale hoje". Para enfrentar essa situação, é preciso ter funcionários com capacidade de surpreender, de se atualizar, ser criativo, ousado, ágil, e por aí afora.
3º – Abertura:Fornecer informações sempre, transmitir senso de justiça. O Administrador toma decisões justas, não protege um ou outro. Todas as suas decisões e atitudes são transparentes.
4º – Cooperação:O administrador tem que ter habilidade para fazer com que as pessoas acreditem que o interesse delas e o dele é o mesmo. Transmitir segurança, confiança, ser justo, transparente e claro.
5º – Disciplina:Fazer com que as pessoas sob seu comando gostem de executar o que ele quer. Consegue que subordinados queiram ajudá-lo e se sintam realizados com isso, sem reclamar. "Não é fácil mas é possível".
6º – Boa Comunicação:Passar informações sempre (feedback). Informações podem trazer constantes criatividades e implementações instantâneas, possibilitando que sua empresa chegue aos objetivos esperados.
7º – Relevância de Informação:Fornecer informações e decisões aos funcionários de forma que eles aceitem, não comandados pelo medo, mas sim por acreditar.
8º – Foco no Cliente:O administrador tem que atender o cliente diretamente e observar suas necessidades de forma que você possa traçar o seu perfil, assim você saberá o que é mais aceito por eles e aonde você poderá investir com segurança. Para que isso ocorra, a agilidade e flexibilidade são indispensáveis.
9º – Compartilhar Conhecimentos:O administrador que souber aproveitar o talento coletivo de seus funcionários afastará a concorrência. Use todo o seu pessoal, todas as habilidades, todo o tempo.
10º – Liderança pelo Exemplo:Faça com que todos te observem como exemplo de participação, de apetite pelo risco, do desejo insaciável de ação na sua empresa, não seja superior, haja como se você fosse mais um funcionário.
O administrador do novo milênio é o profissional de hoje que pensa e utiliza as ideias do futuro.Ele busca a motivação ao encontrar um ambiente favorável com autonomia e espaço para a iniciativa, de maneira que possa estar sempre acreditando no que faz. Não é necessário mudar, ou ser uma pessoa diferente e sim, transformar-se numa pessoa melhor.
12 DICAS que vão fazer sua EMPRESA ter mais SUCESSO no mercado
No Brasil e manter uma empresa sólida depende da capacidade de se estruturar uma gestão eficaz e que esteja preparada para reagir às transformações econômicas e sociais, garantindo, assim, sua perenidade. "Empresas que não se preocupam com a melhoria da gestão de seus negócios estão sujeitas a perderem mercado para a concorrência e até encerrar o negócio. Com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) site: http://www.fnq.org.br/ abaixo 12 dicas para aprimorar a gestão das sua empresa para torna-la mais competitivas:
1. Conheça e ouça os clientes- Agrupe os tipos de clientes com características similares, identifique e analise suas necessidades, a fim de oferecer os serviços ou produtos adequados a esses grupos. Considerando suas diferenças, divulgue produtos e serviços no canal mais adequado para atingir os clientes. Promova avaliações periódicas do nível de satisfação e crie um meio de comunicação para ouvir as reclamações e sugestões, a fim de identificar oportunidades de melhoria.
2. Preocupe-se com o meio ambiente e seja socialmente responsável - Fique ciente dos danos que as atividades e instalações da empresa causam ao meio ambiente – faça o consumo controlado de água, energia elétrica e papel, e descarte corretamente sobras de produção, lixo, lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressora e embalagens. Promova ações e projeto sociais, conscientizando e envolvendo os colaboradores com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável. Doações que auxiliam temporariamente a comunidade são atividades isoladas que não atingem esse objetivo.
3. Tenha a melhoria contínua como meta– Promova a melhoria por meio da inovação dos produtos, serviços, processos e métodos de gestão, a partir das contribuições de colaboradores e de informações obtidas externamente (com outras empresas, concorrentes, universidades, centros de pesquisa, associações, rede de relacionamentos, etc). Essa atitude contribui para o aumento da competitividade da empresa.
4. Estabeleça sua missão, visão e valores– Toda empresa deve estabelecer e disseminar sua missão, visão e valores aos colaboradores, para que todos persigam os mesmos ideais e saibam o que os dirigentes esperam da organização no futuro.
5. Tenha um planejamento estratégico– Estabeleça estratégias para alcançar os objetivos da empresa, levando em conta informações relativas a clientes, mercados, fornecedores, colaboradores, sua capacidade de prestar serviços, produzir e vender. Isso permite posicionar a organização de forma competitiva e garantir a sua continuidade. Em seguida, elabore planos de ação, definindo responsáveis, prazos e recursos necessários para a execução de atividades que visam atingir as principais metas e estratégias.
6. Faça a gestão das pessoas- Defina claramente as funções e responsabilidades dos colaboradores, pontuando a participação de cada um e promovendo a sinergia do trabalho em equipe. Disponibilize ações de capacitação com base em um plano de treinamento, a fim de desenvolver as habilidades e conhecimentos para exercer as atividades diárias. Na hora de contratar, selecione colaboradores que estejam aptos a atender as necessidades atuais e futuras da organização.
7. Promova a qualidade de vida- Adote ações que garantam o bem-estar e a satisfação dos colaboradores, promovendo um ambiente mais participativo e agradável que proporcione motivação para a realização do trabalho. Exemplo: promova benefícios adicionais aos exigidos por lei, confraternizações, áreas de lazer, programas participativos, etc.
8. Controle o desempenho– A empresa deve estabelecer indicadores e metas que permitam controlar as principais atividades e analisar o desempenho do negócio. Reuniões regulares com os dirigentes da organização são fundamentais para mensurar os resultados obtidos e tomar medidas corretivas, quando necessário. Esses indicadores e metas precisam contemplar aspectos relacionados a finanças, produção, vendas, fornecedores, clientes, colaboradores e questões ambientais.
9. Faça o controle financeiro– Utilize o fluxo de caixa e um plano orçamentário para, no mínimo, um ano. Assim, é possível assegurar a disponibilidade de recursos para a compra de materiais e serviços, o pagamento de funcionários e despesas, além do investimento em equipamentos para comercialização, prestação de serviços, produção e entrega.
10. Organize as informações– As informações necessárias para a execução das atividades da empresa, análise e condução dos negócios devem estar definidas e organizadas por um sistema padronizado, que disponibilize ferramentas e tecnologias mais eficazes para atender as necessidades dos colaboradores. A empresa deve ainda compartilhar as informações a fim de permitir a execução adequada das funções. Quando registradas e documentadas, essas informações possibilitam a continuidade das atividades em caso de substituição de profissionais.
11. Faça benchmarking– Obtenha regularmente informações comparativas de outras empresas do mesmo segmento, com o objetivo de adotar novas práticas e métodos de melhoria dos serviços, produtos e processos. Isso também permite identificar diferenciais favoráveis ou desfavoráveis a serem tratados.
12. Execução de atividades– As principais atividades da empresa devem ser executadas de acordo com padrões definidos, a partir de requisitos legais e de informações sobre as necessidades do cliente, bem como da descrição de processos.
Colaboração de Edson Miranda : www.qualitypoint.com.br
Gestão Moderna http://www.youtube.com/user/edsonmiranda100
Gestão Moderna http://www.youtube.com/user/edsonmiranda100
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